Antes de assistir às video aulas, sugiro ler esta introdução rápida sobre os tipos de harmônicos que podem ser executados na guitarra e que pode ser:
- Harmônicos naturais;
- Harmônicos Artificiais; e
- Harmônicos de Alavanca (normalmente engloba os dois casos anteriores).
Harmônicos Naturais
Os Harmônicos Naturais são utilizados em vários outros instrumentos, mas aqui o assunto é a guitarra. Para se conseguir fazer um harmônico natural, basta posicionar o dedo sobre qualquer corda, em cima do traste e tocar naturalmente com a palheta, ou com o dedo, isso fará com que seja produzido um som mais agudo e estridente do que a nota original; isso se dá por que estaremos interferindo na oscilação da corda, ocasionando uma uma mudança considerável na característica natural da nota em questão.
É uma técnica que exige bastante treino para uma boa execução, mas que dá um brilho a mais em alguns momentos da melodia.
Os harmônicos naturais são encontrados em toda extensão da corda, mas os harmônicos das casas 3, 5, 7, 9, 12 15 são mais fáceis de serem executados. Vale lembrar que estão presentes em todas as cordas.
Harmônicos Artificiais
Quanto ao Harmônicos Artificiais, a característica principal é que utilizamos a palheta para executá-los. Também podem ser executados em qualquer corda e em qualquer casa. No entanto, é na região do meio do braço que esses harmônicos são executados com mais facilidade.
Para uma boa execução dos harmônicos artificiais, é recomendado utilizar a região que fica entre o captador do braço da guitarra e o captador do meio do corpo.
Vamos aos videos:
VIDEO 1 – HARMÔNICOS NATURAIS
VIDEO2 – HARMÔNICOS ARTIFICIAIS